14°FEIRA DO ESTUDANTE 2011

14°FEIRA DO ESTUDANTE 2011
LUCIA GAMBARINI

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Espaço Gourmet



Aproveitamento de talos e cascas

Evitando o desperdício de alimentos

O programa “Mesa Brasil Sesc São Paulo”, é uma iniciativa permanente de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários. Tem o objetivo de contribuir para a diminuição e o desperdício de alimentos e da má alimentação, estabelecendo uma conexão entre empresas que doam alimentos e instituições que recebem estas doações.
Existem várias empresas e instituições preocupadas em minimizar o desperdício além de incentivar atividades educativas sobre higiene, conservação, preparo de refeições.
Neste sentido, não apenas as empresas e instituições mas cada um de nos deve fazer a sua parte.
A quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas que estão concentradas nas cascas e folhas das hortaliças, em alguns casos são superiores do que na parte normalmente utilizada.
Quando falamos em aproveitar alimentos, não desperdiçar ou não descartar, estamos falando de pequenas atitudes em nosso dia a dia.
Um bom lar e uma boa empresa, é aquela onde nada é desperdiçado. Muitas vezes não percebemos, mas estamos jogando fora muitos produtos que poderiam ser utilizados.
Ao limpar hortaliças como acelga, salsão observar se estamos cortando as folhas bem rentes ao talo. Muitas vezes cortamos 10 cm das folhas, próximas ao talo, desperdiçando boa parte da hortaliça.
Folhas externas do repolho (folhas verdes) normalmente são descartadas. A folha mais externa do repolho deve ser descartada, devido á utilização de agrotóxicos.. As demais folhas verdes, podem ser utilizadas em sopas, molhos, refogados, etc. Caso a preparação seja a partir de repolho orgânico todas as folhas deverão ser aproveitadas.
Utilize os talos e as ramas das hortaliças:
-Talos de salsinha podem ser adicionados a diversos tipos de pratos.
-Ramas de cenoura transformam-se em bolinhos, tortas, sopas.
-Rama de rabanete ou nabo pode ser feita com shoyu e azeite.
-Rama de beterraba transforma-se em refogado, e é laxante.
-Talo de couve pode fazer parte da jardineira de legumes ou sopa.


Alguns tipos de cascas de frutas ou legumes podem ser utilizados com sucesso na culinária, em diversas preparações como:
- Casca de banana quando em bom estado pode ser ingrediente de um bolo delicioso.
- Casca de limão pode ser ralada e congelada, enriquecendo posteriormente o sabor de pães, bolos, chás, etc.
- Casca de laranja resulta em excelente doce cristalizado ou licor.
- Casca de abacaxi vira suco.
Saber aproveitar até o último grão de arroz, sem deixar cair nenhum na pia na hora de lavar, não jogar talos, cascas, ramas, não desperdiçar, é demonstração de inteligência e civilidade. Significa economia doméstica e criatividade.
Não é em absoluto ser sovina. É uma questão cultural.
Acima de todos os conceitos, é um grande ato de amor á natureza.

Eloá Zan - Nutricionista Co - Fundadora do Bem Feliz
fonte: http://www.bemfeliz.com.br/

Marisa Spina

Nenhum comentário:

Postar um comentário