14°FEIRA DO ESTUDANTE 2011

14°FEIRA DO ESTUDANTE 2011
LUCIA GAMBARINI

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Arte de Incluir

Há muito tempo, se fala em inclusão de crianças com deficiência nas escolas, na EM Severino Travi, em Canela, a 122 quilômetros de Porto Alegre, as atividades de Arte integram normalmente os surdos, a trupe teatral já participou de vários festivais, ganhou prêmios e sempre é muito aplaudida, a garotada tem uma fanfarra e todos concordam que o contato com as diferentes expressões artísticas ajuda a turma também nas outras disciplinas, sem falar na integração entre os alunos, a Severino Travi, no entanto, ainda é exceção.



Mas, ainda que o número de surdos matriculados em escolas regulares venha aumentando (só nos últimos dois anos, o crescimento foi de 21%, segundo o Censo Escolar), os próprios especialistas têm dificuldades em indicar boas experiências de ensino de arte que incluam esse público específico, para produzir esta reportagem, por exemplo, NOVA ESCOLA entrou em contato com todas as Secretarias estaduais de Educação e com dezenas de municipais e nenhuma delas conhecia boas escolas para indicar.
Felizmente, há (sim) professores desenvolvendo bons trabalhos de arte que incluem crianças e jovens que sofrem, em algum grau da deficiência auditiva, os surdos estão mais habituados a gesticular e perceber emoções nos outros, por isso, quando convocados a se expressar por meio de caras, bocas e movimentos do corpo, eles tiram de letra, para aproveitar melhor essa habilidade é essencial explorar linguagens diferentes. Diz Daniela Alonso, especialista em inclusão e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. “Para ficar no exemplo do teatro, é possível montar um espetáculo falado na Linguagem Brasileira de Sinais (libras)”.



Nas artes visuais, a audição não costuma ser o sentido mais importante e muita gente sabe que, para dançar, basta sentir a vibração da música. Afinal, como escreveu o russo Leon Tolstói (1828-1910), a Arte é mesmo “um dos meios que unem os homens”. Vale lembrar que foi só em 2005 que entrou em vigor a lei que garante o direito de ter um intérprete na sala de aula, mas outra mudança, dizem os especialistas, também foi fundamental para aumentar a participação dos surdos nas escolas regulares, é que as famílias estão mais conscientes sobre as possibilidades dos filhos.
No dia a dia, há outros benefícios importantes, o teatro auxilia também no aprendizado da Língua Portuguesa, a leitura das peças melhora a escrita e ajuda a entender as regras gramaticais, a ampliar o repertório cultural e a desenvolver a oralização daqueles que conseguem falar, destaca Maria Sílvia. Em Rio Branco, todos têm muito contato com a língua escrita: ao apreciar montagens em vídeo, acompanham as histórias com legendas e, ao ler textos teatrais, aprendem a importância da pontuação para transmitir as idéias - como não existem pontuação e entonação em libras, aprender o português formal não é tão simples para os deficientes auditivos.
Ensinar música para surdos pode parecer muito difícil, mas basta lembrar que Beethoven (1770-1827) se tornou um gênio do cenário erudito depois que perdeu a audição. Por não ouvirem, os surdos têm os outros sentidos mais aguçados, o que lhes permite, por exemplo, captar com relativa facilidade as oscilações geradas pelas ondas sonoras, é por isso que eles conseguem notar a aproximação de uma pessoa e essa vibração a chave para atividades com instrumentos em classe. 





A EM
Severino Travi, citada no início desta reportagem, faz isso há algum tempo com a garotada de 5º ano. O professor Rogério Heurich é também o maestro da fanfarra da escola, que conta com a participação de vários estudantes deficientes auditivos e quase todos eles tocam instrumentos de percussão.
No início, os gestos usados para reger se confundiam com os sinais de libras, junto com o intérprete da escola, ele bolou um jeito diferente de reger e acabou com os problemas de comunicação.

Juliana Barbosa
Revista Nova Escola



  

2 comentários:

  1. Parabens meninas esta Revista Nova Escola é muito interessante, vale apena ler coisas muitos boas que nos trazem.

    Cristiane Santana

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, postei como Criando Laços mas coloquei meu comentario e meu nome abaixo,no primeiro.

    Cristiane Santana

    ResponderExcluir