14°FEIRA DO ESTUDANTE 2011

14°FEIRA DO ESTUDANTE 2011
LUCIA GAMBARINI

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Espaço Goumert

Técnica de aula
O gênero receita culinária na sala de aula: compreensão e análise
Dados da Aula       
                 
O que o aluno poderá aprender com esta aula
    Compreender o objetivo do texto instrucional;  
    Conhecer as peculiaridades da linguagem do texto instrucional;     
    Observar as características do gênero estudado.  

Duração das atividades
3h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
As atividades foram elaboradas para alunos do 7° e 8° ano que  habilidade de leitura e escrita e que já possuam noção sobre o modo verbal imperativo.

Estratégias e recursos da aula
Primeira etapa:   
Professor: mostre a imagem abaixo aos alunos e, em seguida, pergunte-lhes se eles gostariam de degustar um pedaço dessa torta. A partir das respostas apresentadas, explique-lhes que será perfeitamente possível que eles saboreiem uma fatia da deliciosa torta. Mas, para isso, eles terão que aceitar o desafio proposto: aprender a fazer O bolo prestígio de festa.
Professor: solicite aos alunos que com base no texto lido responda oralmente as questões propostas:

01.Na receita lida, o título é “Bolo Prestígio de Festa”.

a)Qual é a estrutura do texto?

b) Qual é o objetivo do texto?

02.Que tipo de linguagem foi empregada? Por quê?

03. Identifique no texto verbos que transmitem  ação. Em que modo estão esses verbos?

04. Considerando que as receitas culinárias orientam as pessoas sobre como preparar determinados pratos, responda: por que predomina nesse tipo de texto o modo imperativo?

05. Que palavras foram usadas para indicar a quantidade dos ingredientes?

06. Identifique palavras ou expressões que indicam as etapas do processo temporal (o que é primeiro, o seguinte, etc). Qual é a importância dessas partículas temporais para realização da receita?

07. Faça uma lista de palavras que estão relacionadas ao universo culinário e que não foram citadas nas questões anteriores.  

 Professor: a seleção de perguntas pontuais permite que juntamente aos alunos, você aponte os elementos no texto que devem ser destacados.

Segunda etapa:   
Professor: após o estudo realizado, divida a classe em pequenos grupos e organize a execução da receita, por se tratar de ingredientes um pouco caro, divida o valor estimado da receita para toda a classe. Para execução da tarefa cada grupo deve ser responsável por uma etapa do trabalho desde a compra dos ingredientes até a divisão das porções. Talvez seja interessante propor ao professor de Matemática realizar um trabalho conjunto para que o desenvolvimento dos alunos seja ainda melhor.  
Professor: se os alunos seguirem todas as orientações dadas certamente obterão sucesso no prato preparado, caso contrário aproveite também para identificar as falhas na execução da receita. De qualquer forma, essa oportunidade será vantajosa para que os alunos percebam a importância de se seguir minuciosamente todas as instruções dadas.
  Professor: A partir da execução da receita culinária, proponha aos alunos a sistematização das características do gênero. Ajude os alunos a construírem um quadro com todas as informações que eles puderam identificar sobre o gênero estudado, desde os aspectos gráficos do texto até a compreensão dos comandos para a realização da tarefa. O quadro abaixo deve ser construído junto aos alunos.  

Gênero: receita culinária.

Autor: pode não ser identificado, algum especialista ou alguém que saiba fazer uma
determinada receita.

Tipo de texto: instrucional.

Objetivo: ensinar a preparar uma comida.

Destinatário: pessoas interessadas em cozinhar.

Local de publicação: jornais, revistas, livros de culinária e internet.

Organização gráfica: ingredientes, modo de preparo, ilustração e rendimento.

Marcas linguísticas: verbos no modo imperativo (misture, retire, mexa) e na terceira pessoa do singular; uso de expressões que dão ideia de modo( lentamente, delicadamente) e de tempo (cerca de 3 minutos, Por último)


Recursos Complementares
JOLIBERT, Josette. Formando Crianças produtoras de textos. Vol II.Artes Médicas.Porto Alegre. 1994.
LIBANIO, Maria Stela Christo, Frei Betto. Fogãozinho: culinária infantil em histórias. Editora Mercuryo.


Avaliação
Professor: divida a sala em pequenos grupos. Cada colega deve pesquisar em revistas, jornais ou na internet receitas que lhe agrade, com a respectiva ilustração. Depois os alunos devem selecionar uma receita e preencher o quadro abaixo. Após a conclusão da atividade, eles devem apresentar a análise  para toda a classe:

Título ( nome da receita):

Local de publicação:

Autor:

Objetivo:

Ingredientes:

Modo de fazer/ preparo

Rendimento: ( opcional)

Tempo de preparo: ( opcional)

Modo verbal: (exemplifique)

Tipo de linguagem:

Seleção lexical: (nomes de alimentos e temperos)

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