14°FEIRA DO ESTUDANTE 2011

14°FEIRA DO ESTUDANTE 2011
LUCIA GAMBARINI

terça-feira, 22 de março de 2011

Saúde da Mulher - Gravidez - Pode acontecer com você durante o período do curso de Pegadogia aqui na Sumaré!

 


Deu positivo! Estou grávida. E agora?
A primeira providência, depois de espalhar a novidade e comemorar, é marcar a consulta com o obstetra. A gestação é motivo de muita alegria, mas também de inúmeras mudanças, tanto físicas quanto psicológicas, por isso é muito importante que você confie e se identifique com o obstetra escolhido. Somente assim fará um bom acompanhamento pré-natal e se sentirá mais segura na hora do parto.
A partir de agora as prioridades devem ser a sua saúde e o desenvolvimento do bebê. Você poderá sentir enjôos, os seios inchados, sonolência e alterações na frequência respiratória. Tudo isso acontece em função dos hormônios que trabalham para que o embrião se transforme no feto e, consequentemente, no bebê que chegará ao mundo entre a 37ª e 42ª semana de gestação.
Uma das providências dos obstetras é pedir uma 'bateria' de exames, por isso, não se assuste com a quantidade solicitada, isso faz parte da rotina de uma gestante. Por meio desses exames é possível identificar e reduzir muitos problemas, como infecção urinária, diabetes, anemia, doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, como a aids e a sífilis, entre outros.
Além dos exames, o obstetra poderá lhe indicar uma alimentação adequada e decidir se você está apta a fazer exercícios físicos. Geralmente é preciso ter muito mais atenção e cuidado com atividades físicas nos três primeiros meses da gestação. Durante os nove meses a gestante deve evitar aulas com alto impacto e ter moderação.
Já a alimentação exige um esforço a mais, que é a quebra do mito de que a grávida deve comer por dois. O ideal é que se engorde, no máximo, 12 quilos até a última semana de gestação. É preciso conscientizar não só as gestantes, como as pessoas que a cercam que gravidez saudável não é sinônimo de "ganho de peso" e sim de saúde e cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário