14°FEIRA DO ESTUDANTE 2011

14°FEIRA DO ESTUDANTE 2011
LUCIA GAMBARINI

segunda-feira, 28 de março de 2011

Ônibus Biblioteca

Prefeito anuncia que vai dobrar o número de Ônibus-Biblioteca este ano

O projeto Ônibus-Biblioteca visa difundir e estimular o hábito da leitura nas regiões periféricas da cidade, carentes de equipamentos culturais. Além de livros de literatura infanto-juvenil e adulta, o acervo da biblioteca itinerante disponibiliza livros, jornais, gibis e revistas.


João Luiz/Secom
A biblioteca itinerante estimula o hábito da leitura
Na manhã deste sábado (26/3), o prefeito de São Paulo, acompanhado do secretário Municipal de Cultura e do subprefeito de Aricanduva, visitou o Ônibus-Biblioteca exposto no Parque Esportivo do Trabalhador, localizado na Zona Leste da Capital.

O intuito do projeto é difundir e estimular o hábito da leitura nas regiões periféricas da cidade, carentes de equipamentos culturais. Além de livros de literatura infanto-juvenil e adulta, o acervo da biblioteca itinerante disponibiliza livros de informação, jornais, gibis e revistas, e atende todas as faixas etárias, com predominância de crianças e adolescentes.

“A importância deste projeto é a rapidez com que os livros podem chegar às regiões mais carentes de equipamentos culturais. A nossa meta é termos 12 desses equipamentos circulando pela cidade. Portanto, quero aqui registrar minha alegria de podermos oferecer este instrumento da cultura para a cidade, em especial às crianças”, afirmou o prefeito.

O Ônibus-Biblioteca foi inspirado no projeto de Biblioteca Circulante, implantado em 1936 por Mário de Andrade, primeiro secretário de Cultura de São Paulo. O projeto foi retomado pela Secretaria Municipal de Cultura em 2007 e os procedimentos para empréstimo de publicações são os mesmos adotados nas bibliotecas municipais. Além disso, conta com um acervo que é sempre renovado, de cerca de 3 mil livros por ônibus.

Hoje estão em funcionamento quatro ônibus que percorrem seis roteiros cada, estabelecidos de acordo com o número de bibliotecas públicas na região e com índice de desenvolvimento humano. Em 2010, o projeto atendeu 112 mil usuários, que realizaram o empréstimo de 149 mil livros. Os números representam uma média mensal de aproximadamente 28 mil usuários e 37 mil empréstimos realizados em cada ônibus.

Projeto bem sucedido

Este projeto foi tão bem sucedido que hoje o ônibus-biblioteca possui uma média de empréstimo mensal superior a das bibliotecas da cidade. Para se ter uma idéia, no ano passado, as 53 bibliotecas municipais atenderam 961 mil usuários e efetuaram o empréstimo de 737 mil livros, o que significa uma média mensal de 18 mil usuários e 14 mil empréstimos por unidade.

Desse modo, podemos afirmar que, na média, os Ônibus-Biblioteca têm público 55% superior às bibliotecas municipais e emprestam 164% mais livros. Segundo o secretário de Cultura, o projeto tem funcionado muito bem, inclusive com reivindicações para o aumento do número de equipamentos. “É um serviço de atendimento à população no plano cultural e é um dos projetos mais importantes desta gestão”, salientou.

Ampliação

O projeto, que está inserido na Agenda 2012, encontra-se em fase de expansão e de requalificação. A licitação para locação dos serviços de novos ônibus, incluindo motoristas, manutenção e combustível, foi realizada com sucesso para que o projeto tenha, a partir de outubro próximo, 8 ônibus em funcionamento. Até 2012 serão 12 ônibus na capital, frota capaz de realizar 72 roteiros na cidade de São Paulo.

Além disso, também foi realizada licitação para contratação de empresa para o fornecimento de atendentes especializados (4 para cada ônibus).  Em 2010 a iniciativa recebeu também nova comunicação visual (adesivos e pintura), além de um novo mobiliário e layout interno.

O projeto Ônibus-Biblioteca foi o vencedor do Prêmio Viva Leitura 2008, realizado pelo Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana, na Categoria Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias.


fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário