14°FEIRA DO ESTUDANTE 2011

14°FEIRA DO ESTUDANTE 2011
LUCIA GAMBARINI

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

QUEM ENSINA UM OFÍCIO, AFASTA O JOVEM DO VÍCIO.

Artigos



Pedagogos, Grandes Professores, Profissionais ou Meros Transmissores de Informações?

Autor: Ingrid da Silva Isidoro


Alguns jovens de classe média quando estão no final do ensino médio ainda não sabem qual curso irão realizar e decidem em ingressar no mercado de trabalho, para que possam tornar-se independentes antes do tempo e acabam deixando a graduação para segundo plano de suas vidas.
No século passado homens, mulheres e jovens conseguiam facilmente ingressar no mercado de trabalho apenas com ensino fundamental, mas atualmente as empresas vêm exigindo dos seus funcionários cada vez mais qualificações, especializações e graduações para atuar na sociedade contemporânea. Logo, esses funcionários retornam para o sistema educacional e procuram cursos com menos tempo de duração, com parcelas que caibam no seu orçamento e faculdades próximos ao seu trabalho, não verificando a qualidade de ensino e nem autencidade do curso, pois, muitos querem apenas o diploma e não exercem a função e quando exercem não estão preparados para lidar com dilemas e dificuldades.
Dessa forma, verificou-se que a maioria dos indivíduos escolhe o curso de Pedagogia por motivos citados acima e por a graduação abranger não só o foco educacional, mas sim, o empresarial e também o hospitalar.
Considerando estes preceitos pode-se destacar que o educador no sistema educacional poderá atuar em sala de aula, na administração escolar, na supervisão educacional e orientação vocacional (a partir de 2008 para atuar nessas três áreas específicas não basta apenas ter graduação e será necessário especialização na área); No sistema empresarial poderá atuar no setor de RH (Recursos Humanos), gestão de pessoas e recrutamento de funcionários com dinâmicas e provas e; No sistema hospitalar atuará através de atendimento educacional aos educandos impossibilitados de frequentar a escola.
Em meio há tantas possibilidades de atuação do pedagogo em varias áreas e setores ainda encontramos grandes pedagogos despreparados para atuar em sala de aula ou administrar uma escola, e um dos motivos são: o professor estar professor e não ser educador, estar acomodado à rotina, não estar capacitado para ministrar aulas e trabalhar com turmas heterogêneas, receber salários incompatíveis com seu trabalho e saírem da sua formação direta para atuar como diretor escolar, no sistema público ou privado enfrentando uma política educacional engessada e dominante, onde os novos profissionais devem adequar-se a essa política ou perdem o emprego.
Apesar de todas as dificuldades encontradas, os educadores têm por função tornar os educandos cidadãos democráticos e defensores dos seus ideais, acredita-se que através da educação construam-se mudanças no sistema escolar e obtenham um novo olhar para educação. O Manifesto dos Pioneiros, movimento intelectual surgido em 190-1971 pelo educador Anísio Teixeira trata da educação nova, ajustando-a finalidade e ideais que deverão ser realizados para prosseguir com uma educação que cresce na criança de dentro para fora, traga sua realidade para dentro de sala de aula, transforme a escola em um ambiente dinâmico e agradável, estimule o aluno como formador de opinião e os prepare para atuar em uma sociedade capitalista e democrática.
Rodrigues (2003) a firma que, para realizar uma educação necessária que atenda as necessidades da sociedade do conhecimento, será necessário uma escola democrática com uma educação libertária, levando-os a aprender através da diversidade cultural, onde o professor seja o mediador no ensino?aprendizagem e a troca de informação entre ambos possam ocorrer através do diálogo e de forma vertical.
Dessa forma, os conteúdos e programas educacionais deverão ser reformulados pra que sejam enquadrados em uma educação transformadora, onde a tecnologia passou a fazer parte do mundo virtual do aluno, mas os professores não estão preparados e nem qualificados através da sua graduação á trazer inovação tecnológica para dentro de sala de aula ou até mesmo não possuem recurso para ministrar aulas diversificadas que trabalhem alguns temas transversais.xxx
Acúrio (2004) diz que "a tradição que não é renovada morre por si mesma" (p.13).
Percebe-se em linhas gerais, que é necessário transcender o currículo antigo, mas trazendo sempre uma essência inovadora que venha despertar interesse dos educandos em estar dentro de sala de aula, sabemos que, o novo assusta e ás vezes causa resistência em alguns sistemas educacionais, tradicionais, para isso a escola deverá obter uma equipe centrada e qualificada para que a interdisciplinaridade possa fazer parte das disciplinas obrigatórias do currículo.
O objetivo maior de reformular o currículo, não é acabar com uma tradição que perpetua há vários anos, mas evidenciar as lacunas que foram encontradas nesse método e tentar saná-las de forma que possam atender a necessidade real dos indivíduos.
Porém, a maioria dos educandos reclama que aprendem conteúdos que não usarão no futuro ou até mesmo no seu dia a dia, para isso os professores, diretores e coordenadores precisam analisar que a realidade educacional Brasileira é outra e os alunos estão mais conhecedores dos seus direitos e deveres. Mesmo os sistemas educacionais sofrendo com os "abortos" financeiros e com profissionais desqualificados para educar na realidade contemporânea.
No entanto, a equipe pedagógica e administrativa precisa diagnosticar todos os problemas para que sejam sanadas todas as lacunas, fazer com que todos trabalhem com o mesmo objetivo, transmitir educação de qualidade e utilize recursos disponíveis no âmbito escolar para estimular a atenção do aluno para dentro de sala de aula e motive o educador na sua formação continuada para que possam melhorar seu desempenho em todo processo educacional fazer da escola um mecanismo de conhecimento satisfatório ao educando ensinado-os a aprender a ser, a viver e a conhecer.
Sabemos que o eixo da educação começa no cerne familiar e no convívio com amigos e parentes, contudo as crianças passam a maior parte do tempo na escola, onde o professor passa ser mãe, pai, tia, ensinam a andar, desfraldam e até mesmo são os primeiros a conhecer os seus sonhos e vontades. A postura do professor ainda é o espelho para integração do aluno na sociedade e por isso precisa ser mais valorizada, condicionados a trabalhar de forma clara e objetiva integrando as redes de comunicação aos seus conteúdos, trabalhar junto com a família e se capacitar sempre que possível mesmo sabendo que a carga horária de trabalho e árdua precisam honrar com a nossa profissão, pois, somos grandes professores mesmo com dificuldades, nos tornando com o passar do tempo grande profissionais na educação, no empresarial e hospitalar.

BIBLIOGRAFIA

ACÚRIO.L.D. Gestão democrática na Escola, 14ª edição; São Paulo; ed. Papirus; 2007.
DEMO, Pedro. Educação de Qualidade, 11ª edição; São Paulo; ed. Papirus; 2007.
LIBÂNEO.C.J. Organização e Gestão da Escola - Teoria e prática, 5ª edição ? revista e ampliada; Goiana; ed. MF livros; 2008.
LÜCK. Heloísa. Liderança em Gestão Escolar, 2ª edição; Petrópolis; ed. Vozes; 2008.
RODRIGUES.N. Da mistificação da escola à necessária, 3ª edição; São Paulo; ed. Cortez, 2003.

Wanderley França


Inclusão

É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como qualquer outra, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos de certa forma ser culpados por tê-las.
A inclusão está ligada a todas as pessoas que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, os idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O mundo sempre esteve fechado para mudanças, em relações a essas pessoas, porém, a partir de 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando este ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que se passou a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos.
As diferenças enriquecem a vida de todos
A princípio, ganharam alguma liberdade através das rampas, que permitiram maior acesso às escolas, igrejas, bares e restaurantes, teatros, cinemas, os meios de transporte, onde, aos poucos, o mundo foi se remodelando para dar-lhes maiores oportunidades.
Hoje é comum vermos anúncios em jornais, de empresas contratando essas pessoas, sendo que de acordo com o número de funcionários da mesma, existe uma cota, uma quantidade de contratação exigida por lei. Uma empresa com até 200 funcionários deve ter em seu quadro 2% de portadores de deficiência (ou reabilitados pela Previdência Social); as empresas de 201 a 500 empregados, 3%; as empresas com 501 a 1.000 empregados, 4%; e mais de 1.000 empregados, 5%.
Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecido por um grupo que é maioria. E diante dos olhos deles, também somos diferentes.
E é bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando colocadas num grupo que as aceitem e as consideram, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Patricia Esteves

Entrevista Acadêmica

1- Por que você optou em cursar Pedagogia ?

Aluna Roberta: Porque sempre tive vontade de trabalhar com criança, além disso admiro muito o trabalho do professor.

2- O que significa para você o curso de Pedagogia ?

Aluna Roberta: É muito mas do que ensinar é aprender.

3- Como você avalia a faculdade que estuda ?

Aluna Roberta: Ótima.

4- Você está fazendo estágio. Qual a importância do estágio para o curso ?

Aluna Roberta: Lidar com as pessoas.

5-O seu estágio está contribuindo para sua formação? De que forma ?

Aluna Roberta: Sim é um aprendizado diferente e estou mais comunicativa.

6- Qual é o seu objetivo para o futuro com sua formação?

Aluna Roberta: Colocar em prática o que aprendi, ou seja, compreender as dificuldade de cada aluno.


Aluna Entrevistada: Roberta Silva Lima
Curso: Pedagogia- 3º Semestre

Laucélia Lina

Receita de Carnaval


Receita de Sorvetão de banana caramelada






Ingredientes
• 2 colheres (sopa) de amido de milho
• 2 latas de leite condensado
• 6 gemas de ovos
• 700 ml de leite
Doce de banana
• 6 bananas caturra ou nanica cortada em rodelas grossas
• 1 xícara (chá) de açúcar
• Suco de 1/2 limão
• 1/2 xícara (chá)de água
Complemento
• 6 claras de ovos
• 2 caixinhas de creme-de-leite
Modo de preparo
• Leve ao foto o açúcar e a água e deixe até começar a caramelizar.
• Junte a banana e o limão, revire e coloque no prato refratário, tipo assadeira.
• Bata todos os ingredientes do sorvete no liquidificador e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar.
• Misture as claras em neve e o creme de leite.
• Cubra as bananas e leve ao freezer, devidamente tapado.

Fonte: http://www.culinaria-receitas.com.br/sorvetes/sorvetao-de-banana-caramelada.html#ixzz1Ez9snW7B

Cinthia Camargo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ANIVERSARIANTES DE FEVEREIRO



Felicidades !!!!!

Fernanda Simão- 01/02
Patrícia Lima- 07/02
Sônia Brito- 08/02
Beatriz Evaristo- 11/02
Ofélia (Profª)- 11/02
Zilda- 22/02
Juliana Nobre- 29/02

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sites Interessantes

1ª Dica: Para quem gosta de comprar e o melhor, gastar pouco, segue uma dica que vale a pena aproveitar.

Site de compra coletiva.

http://www.saveme.com.br/ofertas/compra-coletiva/?c=sao-paulo

2ª Dica: Essa é para quem precisa de Biblioteca, mas essa é uma Biblioteca completa com programação de Filmes, cursos, palestras, contação de histórias, saraus, oficina, música e claro, livros.

http://www.bibliotecadesaopaulo.org.br/

http://www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com/

3º Dica: Para quem gosta de cinema, mas não quer perder o conforto do seu lar. Baixe filmes grátis.

http://www.baixarfilmesgratis.net/

Patricia Esteves

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mãos Que Falam


O encontro de duas pessoas se inicia,
quando os sentimentos no peito calam.
A rudeza vai se transformar em poesia,
e num cumprimento as mãos se falam.


Se quiseres saber se é de ti que eu digo,
basta sentir minha mão apertar a tua,
no intuito de marcar encontro contigo,
pode ser em tua casa ou também na rua.

Quando apertamos as mãos naquele dia,
a gente não se falou, mas já se sabia,
que algo muito estranho falava por nós.

Foi um simples aperto de mão inicial,
que detonou este golpe quase mortal,
que nos deixou calados e ergueu a voz.

Sonia Aparecida de Brito Carpentieri

Poema

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Charles Chaplin

Fabiana Farias

Poesia



"Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades
para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E
esperança suficiente para fazê-la feliz.

Clarice Lispector

Sonia Aparecida de Brito Carpentieri

Dicas culturais

Dica 1: Exposição Água na Oca. (Ibirapuera)


A mostra propõe uma viagem neste assunto recorrente no mundo todo. Uma junção entre arte, tecnologia e ciência, com obras e instalações interativas que convidam o visitante à reflexão sobre o tema.

Os 8000m² do pavilhão da Oca proporcionarão ao público, uma oportunidade de conhecimento e interação neste universo, entre fotografias, peças do acervo museológico e aquários reais e virtuais.

Aos turistas e cidadãos da capital paulista, a mostra é uma ótima opção de roteiro cultural pelo Parque Ibirapuera, que conta ainda com pontos como o MAC (Museu de Arte Contemporânea) e o Planetário.
Serviço
Exposição Água na Oca
Data: de 26/11 a 08/05
Horários: Terças a sextas-feiras: das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Quintas-feiras: das 9h às 21h (bilheteria até as 20h)
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 20h (bilheteria até as 19h)
Não abre às segundas-feiras e excepcionalmente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2010 e em 1º de janeiro de 2011.
Local: Pavilhão Lucas Nogueira Garcez (Oca)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3, Parque Ibirapuera, Vila Mariana - São Paulo.
Ingressos R$ 20
Estudantes e professores com comprovantes pagam meia-entrada


Dica 2: Exposição retrata carnaval Paulistano.


Até dia 9 de março, o Shopping Light recebe a mostra cultural "São Paulo, A Estação do Carnaval", com painéis fotográficos que remontam à história da folia na capital paulista. São imagens de desfiles, passistas, instrumentos e do Sambódromo. Além disso, quem der uma passadinha poderá conferir homenagem aos 100 anos do cantor e compositor Adoniran Barbosa com a réplica da estação Jaçanã feita pelo artista plástico Léo Monroe.

A atração, que conta com o apoio da Prefeitura e da São Paulo Turismo, também apresenta diversas atrações todas as quartas e sextas, como visitas de destaques das escolas de samba, passistas, sambistas, entre outros. Confira a programação:

16/2 – 13h30 - Raquel Rocha (passista da escola de samba Rosas de Ouro)
16/2 – 18h30 - Lillyan Bragança Silveira (Musa do Carnaval de São Paulo 2010, Princesa da Côrte oficial em 2000 pela Tom Maior e 2004 pela Águia de Ouro)
23/2 – 18h30 - Fábio Borges (carnavalesco da escola de samba Unidos de Vila Maria) / Rúbia Angélica (Porta-Bandeira da escola de samba Nenê de Vila Matilde)
25/2 – 18h30 – Roberto Santos (destaque do carnaval de SP pela Leandro de Itaquera) / Jair Santos (Presidente da escola de samba Em Cima da Hora Paulistana)
2/3 – 18h30 - Renê Sobral (intéreprete da escola de samba Tom Maior) / baianas, velha guarda e componentes da bateria da escola de samba Tom Maior / grupo de dança de Tatiana Bandeira de Melo (apresentação de samba e Carnaval)
Serviço:
São Paulo, A Estação do Carnaval
Data: até 9/3
Horário: segunda-feira a sexta-feira das 9h às 21h, sábado das 9h às 20h e domingo das 11h às 18h. Apresentações: quartas e sextas, às 13h30 e 18h30
Local: Shopping Light
End.: Rua Xavier de Toledo, 23, Centro– São Paulo
Grátis


Fabiana Farias

Grupo 4

Cinthia Camargo;
Fabiana Farias;
Laucélia Lina;
Patricia Esteves;
Sonia Brito e
Wanderley França

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

GRUPO 3

Alessandra Fátima da Silva
Claudia de Souza Leão Chaves
Lucia Machado C. Gambarini
Patricia Aparecida Campos Lima
Silvana Aparecida Santana Silva

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Entrevista

Nome: Eliane Monica Mendes
Profissão: Estudante do 5° Semestre de Pedagogia/Faculdade Sumaré

Porque você optou por esse curso?

Por ser um campo de atuação que não tem restrição de idade, pelo horário de aula e pelo valor da mensalidade, a pedeagogia também abre um leque de oportunidades em várias áreas, em outros cursos há a competitividade da juventude.

Você está no 5° Semestre mudou algo com relaçao ao curso?

Mudou muito descobri que o pedagogo é muito mais que uma profissão e que é o responsável direto para formar bons alunos e que a educação pode transformar um futuro de um País.

Qual suas expectativas para o final do curso?

Pretendo atuar na área da Educação e fazer uma especialização em Pedagogia Hospitalar.
Entrevista realizada pelo Grupo 3, nas dependências da Faculdade Sumaré. Agradecemos pela entrevista cedida pela aluna: Eliane Monica Mendes.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Muito Verde Em sua Mesa




C
Postado Por: Claudia Chaves
Fonte Jornal Video Imóvel

O Direito Das Crianças

Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.
Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...
Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.
Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!
Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!


Ruth Rocha
Postado por: Lucia Gambarini

Li e Recomendo

Suzy Camacho escreveu em dezembro de 1998 o livro “Guia Prático dos Pais”, fruto de sua experiência clínica e de inúmeros pedidos dos pais que apresentavam muitas dúvidas sobre o que fazer quando a criança não quer comer, não quer ir a escola, tem ciúme do irmão, tem medo de escuro.
Como falar sobre sexo, drogas , violência, e algumas sugestões de como atuar nestas situações comuns, mas complicadas, na educação dos filhos.
Há também explicações mais objetivas sobre como estimular e desenvolver as capacidades de aprendizagem das crianças.No livro ela ressalta a importância dos sentimentos de amor e compreensão aliados a exemplos de conduta, achei muito bom e é baratinho!!
 Grupo 3

Dica Cultural/Cia. Dos Bichos

 A Cia. dos Bichos é uma minifazenda que ocupa uma área de 25 mil metros quadrados. A programação para a criançada inclui brincadeiras tradicionais, como corrida de saco, ovo na colher e esculturas com bexigas. Os animais de criação de 16 espécies diferentes, como pavão, porquinhos e pavão, também são atração do local. Passeios a cavalo e ordenha da vaca Girassol divertem os pequenos e proporcionam contato com a natureza.
Marrecos, patos, gansos (que vivem num lago natural), ovelhas, cabras e vacas podem ser conhecidos neste local, que fica cerca de 20 minutos da capital. Além de horta e minhocário, o espaço dispõe de cavalo, búfalo e charrete para passeios.
Estr. de Capuava, 2.990, acesso pelo km 25,5 da rod. Raposo Tavares – Granja Viana – Cotia. Telefone: 4703-3548.
Ingresso: R$ 25 (adulto) e R$ 30 (criança). Aceita cheques. Não aceita reservas. Não tem ar condicionado. Faz visitas monitoradas. Tem local para comer. Estac. grátis.
sábado e domingo: 10h às 17h.
Postado por:
Lucia Gambarini

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dicas Culturais


Fonte:  Revista Folha de São Paulo

Cláudia Chaves

Espaço Gourmet Bolinho de Espinafre



Ingredientes:-

600 g de batata inglesa
2 maços grande de espinafre
2 ovos
1 gema de ovo
200 g de farinha de trigo
2 dentes de alho
4 colheres (sopa) de queijo ralado parmesão
Óleo para fritar

Modo de Preparo:-

Cozinhar o espinafre em água com sal por aproximadamente 8 min, escorrer bem
e passar no processador (ou picar com a faca).
Cozinhar as batatas inteiras e passar no espremedor.
Misturar as batatas espremidas com o espinafre processado (ou picado), 2 ovos,
1 gema, queijo parmesão, alho picado, sal e 100 g de farinha de trigo.
Misturar bem e fazer bolinhas pequenas. Passar na farinha de trigo de trigo
restante e fritar em óleo quente.
Escorrer em papel toalha e servir quente.
Fonte: www.cybercook.terra.com.br
Grupo 3

Diferentes Tipos de Linguagem

 

Você quer se vestir bem neste inverno? Não deixe de visitar nossa coleção outono/inverno com roupas para adulto e infantil
Você encontra também acessórios como bolsas e calçados ,além de artigos de cama , mesa e banho para sua casa ficar mais quentinha e aconchegante.

O anúncio possui uma linguagem com o objetivo de convencer, de estimular a compra de um determinado produto; uma reportagem é geralmente feita por uma linguagem clara, tentando fazer com que o leitor entenda perfeitamente o que se trata.

Os regionalismos estão intimamente ligados à variação geográfica, sendo vocábulos e expressões características de uma dada região.
No Brasil, por exemplo, são conhecidos o uso de expressões como "tchê" e "bah" como gaúchas, as vogais abertas como sotaque de algumas regiões do Nordeste, o som do /r/ bem marcado no interior de São Paulo, a redução dos diminuitivos no final de palavras dos mineiros, construções frasais iniciadas por verbos - como "sei não" ou "vou não" - em alguns estados nordestinos, etc.
Grupo 3

Cyberbullying : A Violência Virtual

Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso. Como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola. E o que é pior: muitas vezes, ela não sabe de quem se defender.                                                                                                              Todo mundo que convive com crianças e jovens sabe como eles são capazes de praticar pequenas e grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas "imperfeições" - e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas a maneira como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: BULLYINGbullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como "intimidar" ou "amedrontar"). Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de CYBERBULLYING cyberbullying. Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo.
Há sempre três personagens fundamentais nesse tipo de violência: o agressor, a vítima e a plateia. Além disso, de acordo com Cléo Fante, especialista em violência escolar, muitos efeitos são semelhantes para quem ataca e é atacado: déficit de atenção, falta de concentração e desmotivação para os estudos.

Pesquisa feita este ano pela organização não governamental Plan com 5 mil estudantes brasileiros de 10 a 14 anos aponta que 17% já foram vítimas de CYBERBULLYING cyberbullying no mínimo uma vez. Desses, 13% foram insultados pelo celular e os 87% restantes por textos e imagens enviados por e-mail ou via sites de relacionamento.

Grupo 3

Fonte: www.revistaescola.abril.com.br
Postado por: Lucia Gambarini

Professor Educador


O professor que se busca construir é aquele que consiga de verdade ser um educador, que conheça o universo do educando, que tenha bom senso, que permita e proporcione o desenvolvimento da autonomia de seus alunos. Que tenha entusiasmo, paixão; que vibre com as conquistas de cada um de seus alunos, não descrimine ninguém, não se mostre mais próximo de alguns, deixando os outros à deriva. Que seja politicamente participativo, que suas opiniões possam ter sentido para os alunos, sabendo sempre que ele é um líder que tem nas mãos a responsabilidade de conduzir um processo de crescimento humano, de formação de cidadãos, de
formento de novos lideres.
Ninguém se torna um professor perfeito, aliás aquele que se acha perfeito, e portanto nada mais tem a aprender, acaba de transformando num grande risco para a comunidade educativa. No conhecimento não existe o ponto estático - ou se está em crescimento, ou em queda. Aquele que se considera perfeito está em queda livre porque é incapaz de rever seus métodos, de ouvir outras idéias, de tentar ser melhor.
A facilidade com que os alunos interagem com a tecnologia também impôs uma mudança de comportamento em sala de aula. Hoje, já não é exclusividade dos mais jovens manter blogs, atualizar perfis em redes sociais ou bater papo com amigos na internet. A geração digital passou a exigir que o professor fizesse o mesmo - e ele está mudando pouco a pouco. Os motivos são claros. Em um mundo onde todos recorrem à rapidez do computador, nenhuma criança aguenta mais ouvir horas de explicações enfadonhas transcritas em uma lousa monocromática. "A tecnologia faz parte do cotidiano de todos os jovens. Os alunos esperam que o professor se utilize disso em sala de aula. Seu papel mudou completamente, mas continua essencial. Ele guia o processo de aprendizagem, sendo o elo entre o aluno e a comunidade científica", afirma Linda Harasim, professora da Universidade Simon Fraser, em Vancouver, no Canadá
Grupo 3
Fonte: www.veja.abril.com.br
Postado por: Lucia Gambarini

Movimento Boa Praça

O Movimento Boa Praça é uma iniciativa de moradores dos bairros Alto de Pinheiros, Lapa, Vila Romana e Vila Anglo que buscam uma cidade mais humana, com vizinhos que se conheçam e praças cheias de vida... Essa história começou quando Alice, que completaria 4 anos, quis comemorar seu aniversário na praça. Como estava deteriorada, sua mãe teve a ideia de trocar presentes por um  parquinho novo para a praça François Belanger. Amigos, parentes, vizinhos, empresas locais e a subprefeitura se uniram para que esse desejo fosse realizado. Essa experiência despertou os moradores da região, que começaram a se mobilizar para movimentar a praça com piqueniques comunitários todo último domingo do mês. Os piqueniques acabaram atraindo a atenção de moradores das praças vizinhas que, ao se identificarem com essa iniciativa, aderiram ao núcleo inicial e criaram o Movimento Boa Praça. Nossa idéia? Mobilizar as pessoas para revitalizar e ocupar as praças, devolvendo a elas seu sentido inicial: de lugar de encontro, diversão, debate e inclusão.
Eu participo.
Lucia Gambarini

Sites Interessantes

SITES INTESSANTES:


Grupo 3

Texto Literário


Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o
Fernando Pessoa
Grupo 3

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dicas Culturais

Vale a pena!


fonte: www.bibliotecas.sp.gov.br
Dina Avelar

Artigos - Responsabilidade Social dos Professores!

ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente
Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente:
Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

Responsabilidade dos educadores.
Os educadores, além dos familiares, são os adultos que possuem maior possibilidade de verificarem quaisquer modificações no estado físico e psicológico de crianças e de adolescentes, tendo em vista a proximidade e o convívio diário.

Por óbvio que este contato gera responsabilidades, deveres... O dever de observar e relatar qualquer fato que possa estar trazendo males pode desagradar a sociedade, inclusive a familiares, que ainda não entenderam o que significa a doutrina da proteção integral conjugado com a dignidade da pessoa humana, como princípio.

A atitude do educador pode ensejar a discussão acerca da responsabilidade civil(existência ou não) geradora do dever de indenizar, pela comunicação de fato ou suspeita de maus-tratos ou abuso sexual. Isto porque, às vezes, felizmente, a situação relatada não se confirma.

No entanto, convém salientar que o receio de desagradar a algumas pessoas não pode ser óbice para o cumprimento de um dever. A prioridade absoluta posta como princípio constitucional resguarda a prevalência da defesa do direito. Havendo colisão entre um princípio e uma norma, o primeiro preponderará. A respeito ler Alexy, Robert. Teoria de los derechos fundamentales, Centro de Estudios Constitucionales, 1997.

Lembremos que para ensejar responsabilidade civil, seja por dano material, seja por dano moral, é preciso a ocorrência cumulativa de três requisitos básicos: a conduta ilícita do agente, o dano e o nexo de causalidade entre a conduta e o dano. Ausente um deles, inexiste a obrigação de indenizar. Tal entendimento é pacífico tanto na doutrina quanto na jurisprudência.
É obrigação da Escola e do educador, após tomar conhecimento de possível ocorrência de abuso ou agressão, comunicar à autoridade competente, no caso, o Conselho Tutelar.

Regina Vitar

Entrevista

Eliseu Pereira dos Santos
Aluno Bolsista Faculdade Sumaré - Unidade Sumaré
Cargo: Auxiliar de Biblioteca
Curso: Rede de Computadores - 2º.Ano - 3º.Semestre
Horário de trabalho: de segunda à sexta-feira 17H às 23h
                                    sábados por escala


Objetivo/Formação:
Não conhecia o curso de Redes de Computadores, foi uma indicação de um outro aluno aqui da Sumaré, hoje pretende continuar estudando e terminar este curso, no futuro quer ser um administrador de redes de uma empresa multinacional.

O que a Faculdade Sumaré esta proporcionado com essa oportunidade?
Além de frequentar o curso com bolsa integral, a oportunidade de aprender com quem sabe ensinar todo o conteúdo da área, os professores são ótimos, esta encontrando no curso suporte para concorrer lá fora com o mercado de trabalho.

O contato com os alunos (clientes da Sumaré) é válido também para minha formação profissional, o contato com o público, gosto de interagir com os alunos, tirar suas dúvidas.


Mensagem de apoio do nosso colega:
Estudem bastante para que tenha um futuro garantido, e sempre que precisar estou sempre nas salas de apóio à internet ou na biblioteca.
Um abraço à todos.
Eliseu Pereira dos Santos - Aluno Bolsista da Faculdade Sumaré

Regina Vitar

Espaço Goumert

Professor: proponha então aos alunos o estudo do gênero receita culinária para que, dessa forma, eles possam aprender a fazer o bolo que todos querem saborear. Apresente a receita abaixo:

Bolo Prestígio de Festa




Ingredientes
Creme
• 3 claras
• meia xícara (chá) de açúcar
• 1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®
• 2 xícaras (chá) de coco em flocos seco

Massa
• meia xícara (chá) de manteiga
• 1 xícara e meia (chá) de açúcar
• 6 ovos • meia xícara (chá) de leite
• 1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo
• 1 xícara (chá) de Chocolate em Pó DOIS FRADES®
• meia colher (sopa) de fermento químico em pó
• manteiga para untar
• farinha de trigo para polvilhar

Cobertura
• 1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®
• 1 tablete de NESTLÉ CLASSIC® Meio Amargo picado

Montagem
• meia xícara (chá) de leite
• 2 colheres (sopa) de leite de coco
• coco ralado para decorar
• raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo:

Creme:
Em uma panela, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, para aquecer (cerca de 3 minutos), sem deixar ferver. Retire do fogo e transfira ainda quente para uma batedeira, batendo até que a tigela da batedeira esfrie e forme um merengue. Junte o Creme de Leite, o coco e misture delicadamente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até o momento de rechear o bolo.

Massa:
Em uma batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar uma mistura esbranquiçada. Junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater até obter um creme homogêneo. Adicione a farinha de trigo e o Chocolate em Pó, aos poucos, intercalando com o leite e misture. Por último, junte o fermento e as claras batidas em neve, misturando delicadamente. Despeje em uma forma redonda (28 cm de diâmetro), untada e polvilhada e leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Desenforme o bolo ainda quente e reserve.

Cobertura:
Em um recipiente, junte o Creme de Leite e o Chocolate Meio Amargo e leve ao fogo, em banho-maria, mexendo sempre até formar um creme liso e homogêneo. Retire do fogo e reserve.

Montagem:
Corte o bolo já frio em três partes, no sentido horizontal. Forre uma forma redonda (28 cm de diâmetro) com filme plástico, coloque uma das partes do bolo e umedeça com o leite misturado com o leite de coco cubra com outra parte de bolo e volte a umedecer. Coloque o restante do creme e termine com a última camada de bolo. Cubra com filme plástico e leve para gelar por cerca de 3 horas. Desenforme o bolo sobre um prato de servir, espalhe a cobertura, decore com fitas de coco fresco e sirva a seguir.

fonte: http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/Bolo_Prestigio_de_Festa.aspx

Cristiane Santana

Espaço Goumert

Técnica de aula
O gênero receita culinária na sala de aula: compreensão e análise
Dados da Aula       
                 
O que o aluno poderá aprender com esta aula
    Compreender o objetivo do texto instrucional;  
    Conhecer as peculiaridades da linguagem do texto instrucional;     
    Observar as características do gênero estudado.  

Duração das atividades
3h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
As atividades foram elaboradas para alunos do 7° e 8° ano que  habilidade de leitura e escrita e que já possuam noção sobre o modo verbal imperativo.

Estratégias e recursos da aula
Primeira etapa:   
Professor: mostre a imagem abaixo aos alunos e, em seguida, pergunte-lhes se eles gostariam de degustar um pedaço dessa torta. A partir das respostas apresentadas, explique-lhes que será perfeitamente possível que eles saboreiem uma fatia da deliciosa torta. Mas, para isso, eles terão que aceitar o desafio proposto: aprender a fazer O bolo prestígio de festa.
Professor: solicite aos alunos que com base no texto lido responda oralmente as questões propostas:

01.Na receita lida, o título é “Bolo Prestígio de Festa”.

a)Qual é a estrutura do texto?

b) Qual é o objetivo do texto?

02.Que tipo de linguagem foi empregada? Por quê?

03. Identifique no texto verbos que transmitem  ação. Em que modo estão esses verbos?

04. Considerando que as receitas culinárias orientam as pessoas sobre como preparar determinados pratos, responda: por que predomina nesse tipo de texto o modo imperativo?

05. Que palavras foram usadas para indicar a quantidade dos ingredientes?

06. Identifique palavras ou expressões que indicam as etapas do processo temporal (o que é primeiro, o seguinte, etc). Qual é a importância dessas partículas temporais para realização da receita?

07. Faça uma lista de palavras que estão relacionadas ao universo culinário e que não foram citadas nas questões anteriores.  

 Professor: a seleção de perguntas pontuais permite que juntamente aos alunos, você aponte os elementos no texto que devem ser destacados.

Segunda etapa:   
Professor: após o estudo realizado, divida a classe em pequenos grupos e organize a execução da receita, por se tratar de ingredientes um pouco caro, divida o valor estimado da receita para toda a classe. Para execução da tarefa cada grupo deve ser responsável por uma etapa do trabalho desde a compra dos ingredientes até a divisão das porções. Talvez seja interessante propor ao professor de Matemática realizar um trabalho conjunto para que o desenvolvimento dos alunos seja ainda melhor.  
Professor: se os alunos seguirem todas as orientações dadas certamente obterão sucesso no prato preparado, caso contrário aproveite também para identificar as falhas na execução da receita. De qualquer forma, essa oportunidade será vantajosa para que os alunos percebam a importância de se seguir minuciosamente todas as instruções dadas.
  Professor: A partir da execução da receita culinária, proponha aos alunos a sistematização das características do gênero. Ajude os alunos a construírem um quadro com todas as informações que eles puderam identificar sobre o gênero estudado, desde os aspectos gráficos do texto até a compreensão dos comandos para a realização da tarefa. O quadro abaixo deve ser construído junto aos alunos.  

Gênero: receita culinária.

Autor: pode não ser identificado, algum especialista ou alguém que saiba fazer uma
determinada receita.

Tipo de texto: instrucional.

Objetivo: ensinar a preparar uma comida.

Destinatário: pessoas interessadas em cozinhar.

Local de publicação: jornais, revistas, livros de culinária e internet.

Organização gráfica: ingredientes, modo de preparo, ilustração e rendimento.

Marcas linguísticas: verbos no modo imperativo (misture, retire, mexa) e na terceira pessoa do singular; uso de expressões que dão ideia de modo( lentamente, delicadamente) e de tempo (cerca de 3 minutos, Por último)


Recursos Complementares
JOLIBERT, Josette. Formando Crianças produtoras de textos. Vol II.Artes Médicas.Porto Alegre. 1994.
LIBANIO, Maria Stela Christo, Frei Betto. Fogãozinho: culinária infantil em histórias. Editora Mercuryo.


Avaliação
Professor: divida a sala em pequenos grupos. Cada colega deve pesquisar em revistas, jornais ou na internet receitas que lhe agrade, com a respectiva ilustração. Depois os alunos devem selecionar uma receita e preencher o quadro abaixo. Após a conclusão da atividade, eles devem apresentar a análise  para toda a classe:

Título ( nome da receita):

Local de publicação:

Autor:

Objetivo:

Ingredientes:

Modo de fazer/ preparo

Rendimento: ( opcional)

Tempo de preparo: ( opcional)

Modo verbal: (exemplifique)

Tipo de linguagem:

Seleção lexical: (nomes de alimentos e temperos)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dica de site interessante

Quem vistou o Google no dia 8/2, pode ver e interagir com um doodle criado para homenagear, Verne. Julio Verne,nasceu no dia 8 de fevereiro de 1828 em Nantes na França e faleceu em 1905.Ele foi um dos primeiros escritores a praticar literatura na linha moderna, ficção cientifica e é considerado o pai da ficção cientifica moderna.É extença a relação de obras literárias atribuidas a Verne. Viagem ao Centro da Terra,A volta ao mundo em oitenta dias, Da lua a Terra, Viagem ao centro da terra, são algumas delas.
Para quem gosta de ler,fica como sugestão,as obras de Julio Verne. Estas frases são atrbuidas a ele;

"Se um homem imagina uma coisa, outro a tornara realidade".

"Acredito que os gatos são espiritos que vieram para a terra.Um gato, tenho certeza, poderia caminhar sobre uma nuvem sem cair".

"Vale a pena pagar pela liberdade?".

fonte: http://www.google.com/
Maria Aparecida

Artigo - Educação Inclusiva

Hino Nacional Brasileiro em Libras com Rosani Suzin





fonte: www.youtube.com

Cristiane Santana

Espaço Goumert



Suco de casca de abacaxi (crú)
Ingredientes:
01 abacaxi (casca)
1L  e 1/2  de água
Açúcar ou adoçante.
Modo de preparo:
Lave o abacaxi com uma escova. Coloque de molho em produto próprio para higienização por dez minutos. Enxágüe e descasque a fruta.
Bata as cascas no liquidificador com a água.
Coe e adoce a gosto.
Marisa Spina



Espaço Gourmet



Aproveitamento de talos e cascas

Evitando o desperdício de alimentos

O programa “Mesa Brasil Sesc São Paulo”, é uma iniciativa permanente de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários. Tem o objetivo de contribuir para a diminuição e o desperdício de alimentos e da má alimentação, estabelecendo uma conexão entre empresas que doam alimentos e instituições que recebem estas doações.
Existem várias empresas e instituições preocupadas em minimizar o desperdício além de incentivar atividades educativas sobre higiene, conservação, preparo de refeições.
Neste sentido, não apenas as empresas e instituições mas cada um de nos deve fazer a sua parte.
A quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas que estão concentradas nas cascas e folhas das hortaliças, em alguns casos são superiores do que na parte normalmente utilizada.
Quando falamos em aproveitar alimentos, não desperdiçar ou não descartar, estamos falando de pequenas atitudes em nosso dia a dia.
Um bom lar e uma boa empresa, é aquela onde nada é desperdiçado. Muitas vezes não percebemos, mas estamos jogando fora muitos produtos que poderiam ser utilizados.
Ao limpar hortaliças como acelga, salsão observar se estamos cortando as folhas bem rentes ao talo. Muitas vezes cortamos 10 cm das folhas, próximas ao talo, desperdiçando boa parte da hortaliça.
Folhas externas do repolho (folhas verdes) normalmente são descartadas. A folha mais externa do repolho deve ser descartada, devido á utilização de agrotóxicos.. As demais folhas verdes, podem ser utilizadas em sopas, molhos, refogados, etc. Caso a preparação seja a partir de repolho orgânico todas as folhas deverão ser aproveitadas.
Utilize os talos e as ramas das hortaliças:
-Talos de salsinha podem ser adicionados a diversos tipos de pratos.
-Ramas de cenoura transformam-se em bolinhos, tortas, sopas.
-Rama de rabanete ou nabo pode ser feita com shoyu e azeite.
-Rama de beterraba transforma-se em refogado, e é laxante.
-Talo de couve pode fazer parte da jardineira de legumes ou sopa.


Alguns tipos de cascas de frutas ou legumes podem ser utilizados com sucesso na culinária, em diversas preparações como:
- Casca de banana quando em bom estado pode ser ingrediente de um bolo delicioso.
- Casca de limão pode ser ralada e congelada, enriquecendo posteriormente o sabor de pães, bolos, chás, etc.
- Casca de laranja resulta em excelente doce cristalizado ou licor.
- Casca de abacaxi vira suco.
Saber aproveitar até o último grão de arroz, sem deixar cair nenhum na pia na hora de lavar, não jogar talos, cascas, ramas, não desperdiçar, é demonstração de inteligência e civilidade. Significa economia doméstica e criatividade.
Não é em absoluto ser sovina. É uma questão cultural.
Acima de todos os conceitos, é um grande ato de amor á natureza.

Eloá Zan - Nutricionista Co - Fundadora do Bem Feliz
fonte: http://www.bemfeliz.com.br/

Marisa Spina

Vídeo Reflexão




fonte: www.youtube.com

Maria Aparecida Araújo Leão

Aniversariantes Fevereiro/2011

FELIZ ANIVERSÁRIO!

 
Que neste dia tão especial o Senhor esteja na tua frente
para te mostrar o caminho certo...
Que o Senhor esteja ao teu lado,
para te abraçar e proteger...
Que o Senhor esteja atrás de ti,
para te salvar de pessoas falsas...
Que o Senhor esteja debaixo de ti,
para te amparar quando caíres
e que te tire das armadilhas...
Que o Senhor esteja dentro de ti,
para te consolar quando estiveres triste...
Que o Senhor esteja ao redor de ti,
para te defender quando outros te atacarem...
Que o Senhor esteja sobre
ti abençoando-te sempre...
Que seus caminhos permaneçam sempre iluminados,
para que você possa continuar a iluminar também
aqueles que têm a oportunidade de trilhar com você,
um trechinho desta longa jornada!
Muita saúde, paz , felicidade e alegria...
Tudo de melhor para você... neste dia tão especial !



Abraços de todas  integrantes do Grupo 2 - Colméia 2011

    Dina Neves Avelar